A preocupação com sustentabilidade aliada ao ganho de economia tem feito com que cada vez mais pessoas e empresas invistam no aquecimento de água solar. Em um sistema como esse, alguns elementos são fundamentais, como o boiler, também chamado “reservatório térmico”.
Como funciona o boiler?
O boiler solar cumpre uma função importante, que é manter a água do sistema aquecida até que seja utilizada. Funciona assim: os coletores solares, aquelas grandes placas instaladas geralmente sobre os telhados, são responsáveis por absorver o calor da luz do sol.
Dentro desses coletores, há tubos de cobre pelos quais a água passa e que, com o calor solar, ficam aquecidos e aquecem também a água. Nesse sentido, o boiler funciona como uma caixa-d’água térmica, mantendo a água quente e evitando que ela esfrie, caso não seja usada imediatamente.
Por que optar pelo boiler solar?
Contar com um boiler de água quente é a solução perfeita para manter a água do aquecedor quente para quando você precisar utilizá-la. Isso também vale para dias nublados e chuvosos, já que o boiler conta com uma resistência elétrica que conserva o aquecimento.
O aquecedor de água solar traz diversas vantagens, a começar pela economia: usando a água já aquecida pelo calor do sol, você gasta menos com energia elétrica, principalmente ao utilizar também outros equipamentos, como a luminária solar. Isso sem contar que um sistema como esse valoriza o imóvel.
Outra vantagem é que o sistema apresenta alta durabilidade e exige pouca manutenção, evitando gastos e transtornos. Há ainda o benefício para o meio ambiente, já que a energia solar é uma fonte de energia renovável e, dessa forma, mais sustentável.
Como escolher um boiler solar?
Se você está à procura de um boiler aquecedor, saiba que, para escolher o ideal, é importante avaliar alguns critérios. Um deles é a necessidade de uso de um ânodo de sacrifício junto ao boiler, necessário caso a água usada tenha origem em uma mina ou poço, por exemplo.
Isso porque a água com essa origem pode ser muito calcária e conter elementos capazes de corroer o boiler. Dessa forma, o ânodo de sacrifício é, justamente, “sacrificado” no lugar da estrutura, instalado para que oxide no lugar do boiler e mantenha a durabilidade do reservatório.
Também é importante avaliar com que pressão o boiler é capaz de funcionar. Há itens para pressão baixa, de até 5 m.c.a., e para pressão alta, que vai de 5 a 40 m.c.a. Assim, é preciso conferir qual é a pressão que vem da rede de água do imóvel antes de comprar o produto.
Verifique ainda se o boiler deve ser instalado no mesmo nível, a chamada categoria nível, ou em um nível diferente da caixa-d’água, a categoria desnível. Isso é importante para o funcionamento correto do equipamento. Há modelos que podem ser instalados das duas maneiras.
Outro ponto importante é a capacidade do boiler. Para decidir, avalie quantos litros de água quente os moradores da casa utilizam diariamente, calculando com a ajuda da calculadora para aquecedor solar da Leroy Merlin.
Há modelos como o boiler 500 litros e muitos outros, que variam, principalmente, entre opções de 2 mil litros até 10 mil litros ou mais.
Por fim, avalie os tipos de material do boiler de água quente, já que o equipamento está disponível em diferentes tipos de aço. Essa análise deve ser mais cuidadosa quando a água for mais calcária, o que pode expor o material à oxidação.
Vale lembrar que a instalação do boiler, assim como de todo o sistema de aquecimento solar, exige acompanhamento profissional, com visita técnica prévia para que seja possível escolher o melhor equipamento e fazer a instalação adequada.
O boiler é indispensável para o sistema de aquecimento de água solar e as melhores marcas estão na Leroy Merlin! Confira os modelos e garanta economia e sustentabilidade na sua casa!